Uma história
escrita por muitos
A Copacol nasceu do sonho coletivo de transformar vidas por meio da cooperação.
Desde então, cada conquista reflete o esforço de milhares de pessoas que compartilham um mesmo propósito: crescer juntos.
Com raízes fortes no campo e olhar voltado para o futuro, seguimos inovando, gerando oportunidades e levando alimento de qualidade para o mundo.
Nossa história é viva, feita por quem acredita no poder da cooperação.
A Cooperativa Agroindustrial Consolata, a Copacol, surgiu em 23 de outubro de 1963 - primeira cooperativa do Oeste do Paraná - a partir de uma reunião sob luzes de lamparinas, em Cafelândia, onde fica a sede da Cooperativa.
O padre italiano Luís Luise e 32 agricultores decidiram de maneira corajosa fundar a Copacol, que no início tinha o objetivo de produzir e distribuir energia elétrica para a comunidade rural.
Nestas décadas, a Copacol tornou-se referência em produção de Grãos, Aves, Suínos, Leite e Peixes. Primeira a implantar o sistema integrado de aves no cooperativismo do oeste paranaense, a Cooperativa também tem o título de pioneira no modelo integrado de piscicultura.
A cooperação está em nossa trajetória e fortalece elos que proporcionam desenvolvimento, qualidade de vida e evolução no campo.
Fundadores
Adão Copceski
Aluizio Dieckmann
Amélio Andreassa
Angelo Grígio
Angelo Voltolini
Antonio Beletini
Arlindo Leopoldo Reichert
Caetano Squizatto
Domingos Motter
Evaldo Roling
Germano Bernardo Alba
Guerino Motter
Hylário Hellmann
Ildo Pascoali
José Grígio
José Motter
José Oenning
Juventino Zatta
Lauro Círico
Manoel Barcellos
Marcolino Primo Gambetta
Mário Bortolatto
Orlando Victória
Osvaldo Corrêa Aguiar
Otávio Motter
Padre Luís Luise
Pedro Hellmann
Pedro Squizatto
Ranulfo Cardoso
Romano Czerniej
Severino Squizatto