Com o objetivo de fortalecer vínculos e despertar o protagonismo das novas gerações, a Copacol promove anualmente o programa CooperJovem, em parceria com as secretarias municipais de Educação e o Sescoop (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo).
Para marcar a conclusão do processo educativo que envolveu estudantes do 4º e 5º anos das escolas de Nova Aurora, Iracema do Oeste, Formosa do Oeste e Goioerê, foram realizadas atividades recreativas e a premiação dos alunos que se destacaram ao longo do ano. O momento foi marcado por muita diversão, com música, brinquedos infláveis e comida gostosa. "Nessas premiações vemos os resultados do Programa, isso mostra que o trabalho sendo feito pelos professores em sala de aula, alimenta o espírito de cooperação e também mostra a história da Copacol. É a nossa forma de contribuir com a formação desses jovens que são nosso futuro", afirma o diretor-presidente Valter Pitol.
Como parte das atividades desenvolvidas ao longo do ano, após conhecer a fundo o significado do cooperativismo, os alunos foram desafiados a escrever redações sobre o tema. Cada texto passou por bancas de avaliação onde foram analisados critérios como criatividade, coerência, originalidade, clareza, sequência de ideias e vocabulário. As cinco redações com melhor avaliação entre os quatro municípios, receberam como reconhecimento, uma bicicleta. ''Gostei muito das palestras e das atividades durante o ano no CooperJovem e foi muito bom ter ganhado a bicicleta também, estou muito feliz", conta a aluna de Goioerê, Rafaela Maria Straliote, 10.
Para Heloísa Vitória dos Santos, 10, aluna de Formosa do Oeste, além do conhecimento, o CooperJovem trouxe muita diversão para a escola. "Aprendemos muito! Quando estamos aprendendo, estamos também nos divertindo. Foi uma ótima experiência, fiquei muito feliz em ganhar a bicicleta e sou grata a Copacol pela oportunidade", finaliza.
PREMIADAS
De Goioerê, a vencedora foi a aluna Rafaela Maria Straliote (professora Mônica Tanaka) e o aluno Samuel Zamprone Vaz (professora Verônica Borges Marqui). De Formosa do Oeste, foi a Heloísa Vitória dos Santos (professora Ana Lucia Bassi). De Nova Aurora, a aluna Maria Alice Pereira (professora Geiza Passoni) e de Iracema do Oeste, Maria Eloísa Santana de Jesus da Silva (professora Silmara Fernandes de Carvalho).
As professoras dos alunos premiados também ganham um presente especial: uma cafeteira Dolce Gusto.
ESCOLAS PARTICIPANTES
Participaram do Programa CooperJovem neste ano as escolas: Cecília Meireles, Ladislau Schicorski, Jardim Primavera, Monteiro Lobato, José Jesus Cavalcante, Professora Liduína Alves Gondim Primo, Onive dos Santos e Dr. Daniel Portella de Goioerê. De Nova Aurora, participaram as escolas: Santos Dumont, Eugenio Mezzon, Fernando Esser, Custódia Colbalcho Tragueta e José Henrique da Silva. De Iracema do Oeste, a Escola Prof. Aparecida Rodrigues Carneloz. E de Formosa do Oeste, a Escola Nilza de Oliveira Pipino.
Copacol premia crianças que se destacaram no Cooperjovem 2025
Compartilhar
Notícias Relacionadas
Cooperado Copacol recebe recorde de R$ 62,20 por suíno
Com dedicação, planejamento e foco em excelência, o suinocultor Vanilto Ferreira, da comunidade Nossa Senhora da Penha, Corbélia, conquistou o melhor resultado...
Compartilhar
Copacol se despede de Jacob Berkembrock e agradece por legado cooperativista
A Copacol se despede de Jacob Berkembrock, um dos grandes nomes da sua história e exemplo de dedicação ao cooperativismo. Presidente da Cooperativa entre...
Compartilhar
Do campo ao mercado: Conecta Peixes aborda a comercialização da tilápia
O Programa Conecta Peixes, desenvolvido pela Copacol com foco na capacitação de jovens cooperados da piscicultura, realizou seu último encontro de 2025...