SUINOCULTURA
A suinocultura é uma atividade a qual a Cooperativa desenvolve em parceria com o cooperado. Toda a produção dos cooperados é entregue à Central Frimesa.
Os melhores resultados de agosto foram alcançados pelos suinocultores: Paulo Osvani Piekarczik, de Jesuítas, foi o campeão do mês com 686. A segunda posição ficou para o produtor, José Salesio Heinzen, de Cafelândia, com 674, em terceiro, Dilson José Hanauer, de Cafelândia, com 664 pontos. O mês de agosto também foi de bons resultados para os cooperados: Gilmar Heinzen, de Cafelândia, com 656, Marcos Aurelio Pauvels, de Corbélia, com 655 e Vania Gonsatti Feitosa, de Corbélia, com 655 Pontos.
O produtor do mês, Paulo Piekarczik, comemora o resultado. "É um orgulho muito grande saber que fui o destaque do mês com o melhor índice. Foi um lote desafiador, mas com as orientações da técnica da Cooperativa, a Mariana, superamos os obstáculos e no final fomos contemplados com esse expressivo resultado que nos deixa ainda mais motivados", conta feliz o produtor.
Todo o manejo com os suínos é feito pela família que tem na atividade a maior fonte de renda da propriedade. Segundo Paulo a parceria com a Copacol e a Frimesa é fundamental para o bom desempenho na atividade, inclusive já tem a intenção de investir no negócio, pensando em aumentar ainda mais renda da família. "Desde os tempos do meu avô, há 40 anos que lidamos com a produção de suínos, a suinocultura está no sangue da família".
AVICULTURA
A atividade de avicultura da Copacol fechou o mês de agosto com expressivos IEPs (Índice de Eficiência Produtiva). O destaque fica para o cooperado de Formosa do Oeste, Mauricio Deliberais, que com o lote de aves entregue à Cooperativa em agosto, obteve 499 pontos. Logo em seguida com 494, aparece na segunda colocação o produtor, Zulmar Pereira Farias, de Jesuítas e fechando o ranking dos três melhores, o destaque é o cooperado, Antônio Carlos Mathias, também de Jesuítas com 594 pontos. Já a média geral de IEP do mês de todos os avicultores que entregaram frangos à Copacol no período fechou em 399 pontos.
PISCICULTURA
A conversão alimentar dos peixes durante o ciclo do lote nas propriedades dos cooperados, é o principal indicador para avaliar os desempenhos dos piscicultores.
Neste critério de avaliação se destacaram os seguintes cooperados: Edivaldo Médice Correia, de Formosa do Oeste, com uma conversão de 1.37 Kg, Eneas Jung, de Marchal Cândido Rondon, obteve conversão de 1.38 Kg e o produtor de Corbélia, Nelson Drey, com conversão de 1.39.
BOVINOCULTURA DE LEITE
Na bovinocultura leiteira da Copacol, o indicador que aponta a performance dos produtores é a produção diária por vaca. Com expressivo volume o bovinocultor de Formosa do Oeste, Devair Costa, se destacou com o alto volume de 40,27 litros. Bem coladinho a ele, aparece em segundo lugar o produtor Márcio Gambetta, de Nova Aurora com 40,23 litros. Dealmar Eckstein, de Cafelândia, com 39,35, Armindo Zuck, de Cafelândia 37,61, Guilherme Arnaldo Hubner, de Nova Aurora, com 36,99, Anderson Hubner, também de Nova Aurora, com 36,17, Adeilson Bonfim dos Santos, de Formosa do Oeste, com 33,29 e Flávio Tozzo Cafelândia, com 32,97 pontos.
Melhores de agosto nas integrações
Compartilhar
Notícias Relacionadas
Avicultores aprendem sobre manuseio correto dos inlets no CTA Copacol
Trabalhar com seres vivos exige capacitação, comprometimento e o uso de equipamentos de qualidade, sempre de forma organizada. Pensando nisso, a Integração...
Compartilhar
Superação e Inclusão: histórias que inspiram o nosso amanhã
Cooperar com a inclusão faz parte do dia a dia da Copacol que realizou mais uma edição do Programa SuperAção, com o propósito de estimular a reflexão sobre...
Compartilhar
Nova geração do CooperJúnior encerra encontros de 2025 com brincadeiras e contação de histórias
Com o terceiro encontro repleto de atividades e muita diversão, as crianças da nova turma do CooperJúnior encerraram o ciclo deste primeiro ano. O dia...