Os cooperados que fazem parte dos Comitês Educativos da Copacol participaram de uma nova rodada de encontros. Em pauta estiveram a apresentação do balancete da Cooperativa até julho deste ano, os desafios e resultados da safra de milho, além dos investimentos no CPA (Centro de Pesquisa Agrícola) e as projeções relacionadas às tecnologias de energias limpas. "O objetivo desses encontros é manter os cooperados e lideranças do quadro social sempre atualizados. As informações apresentadas são fundamentais para o dia a dia do produtor e contribuem para a evolução de cada um. São reuniões de grande importância que, com o envolvimento de todos, fortalecem ainda mais o desenvolvimento do agronegócio", ressalta o diretor-presidente da Copacol, Valter Pitol.
As reuniões foram realizadas nos municípios de Formosa do Oeste, Jesuítas, Nova Aurora e Cafelândia. Entre os participantes esteve o produtor Arlindo Paulus, de Tupãssi, cooperado da Copacol há mais de 30 anos. "É essencial participarmos desses encontros para estarmos atualizados sobre tudo o que a Cooperativa está desenvolvendo. Isso reflete diretamente no nosso dia a dia, servindo como direcionamento para o trabalho no campo", afirma. Paulus também destaca o reconhecimento aos resultados da Copacol. "A Cooperativa mantém uma filosofia de trabalho pautada na segurança, o que nos transmite cada vez mais confiança para seguir cooperando e crescendo junto dela".
Safra
Apesar dos desafios climáticos, a safra de milho 2025 da Copacol foi histórica. Após o recebimento de 19 milhões de sacas em 2024, neste ano a produção superou 23,5 milhões de sacas, novo recorde da Cooperativa. A média geral também quebrou recorde, chegando a 300 sacas por alqueire entre todos os cooperados que entregaram à Cooperativa.
Resultados impulsionados por investimentos e tecnologias desenvolvidas no CPA da Cooperativa, que anunciou melhorias na estrutura, com aquisição de novos equipamentos, a ampliação do laboratório de sementes, a construção de laboratório de proteção de planas e auditório para palestras e treinamentos. Além da construção, já em andamento, da nova URS (Unidade de Refrigeração de Sementes), no terreno ao lado do CPA, juntamente com a nova Gestão de Frotas da Cooperativa. "A transparência que a Copacol mantém conosco, cooperados, é fundamental para o relacionamento com a Cooperativa. Participando dessas reuniões, sabemos tudo o que está sendo feito e quais são os próximos passos, sempre com um planejamento sólido e bem estruturado para o desenvolvimento de todos", descreve o cooperado de Cafelândia, Felipe Dalmagro.
Energias
A sustentabilidade faz parte da filosofia da Copacol, que atua diariamente na reutilização da água, no reflorestamento, no descarte correto de resíduos, na conscientização das novas gerações e no uso de energias limpas, um dos temas em destaque na reunião. Durante o encontro, os cooperados conheceram o funcionamento do mercado de energia elétrica do Brasil, os mercados cativo e livre, a atuação da Cooperativa e os desafios da produção de energia limpa.
Atualmente, a Copacol conta com mais de 45 usinas de energia fotovoltaica, totalizando mais de 12 mil placas solares. Outra fonte de energia sustentável da Cooperativa é a Usina de Biogás, localizada no distrito de Carajá, em Jesuítas. Juntas, essas iniciativas resultaram em uma economia de R$ 9,6 milhões para a Copacol em 2024.
Safra recorde e investimentos marcam reunião dos Comitês Educativos
Compartilhar
Notícias Relacionadas
Jovens das Cooperativas Copacol e Primato promovem a intercooperação
Filhos e netos de cooperados que participam do Grupo de Jovens da Copacol, recepcionaram no último sábado, 30, na Aercol em Cafelândia, integrantes do...
Compartilhar
Copacol amplia estrutura para atendimento em Assis Chateaubriand
Cooperar sempre com o desenvolvimento do campo é compartilhar soluções eficazes para a evolução das atividades proporcionando segurança e oportunidades....
Compartilhar
Dia de campo no CTA trabalha qualidade da cama e equipamentos para manejo
Os cooperados participaram de mais um Dia de Campo no CTA (Centro de Treinamento Avícola) e desta vez puderam aprofundar os conhecimentos e conhecer novas...