Produtores integrados a suinocultura da Copacol concluem Programa 5S. Ao todo 10 famílias cooperadas participaram da capacitação que é realizado em 11 encontros ao longo do ano. "Esta é a quarta edição do Programa na suinocultura. Para os produtores, criar a cultura do Programa demonstra resultados claros na produção de animais e na qualidade dos produtos. A organização é a etapa inicial para alcançar excelência na atividade", afirma o gerente de Suínos e Leite, Leonardo Dornelles.
O Programa 5S, originário da metodologia japonesa, busca aumentar a eficiência, reduzir desperdícios e melhorar a qualidade de produtos e serviços. A metodologia é baseada em cinco sensos, todos iniciados com a letra S: Seiri (Utilização), Seiton (Organização), Seiso (Limpeza), Seiketsu (Saúde e Padronização) e Shitsuke (Autodisciplina). "O objetivo é promover mudanças de hábitos que gerem melhorias nas propriedades, por meio de planos de ação que levem o conteúdo à prática. Durante o curso, acompanhamos o progresso de cada produtor, o que gera grande satisfação ao ver os resultados alcançados", explica o instrutor do Senar-PR, Albertino da Silva Holek.
A família Kasper, que produz 1.850 animais e está no quinto lote de produção concluiu o Programa. Eles percebem que o trabalho daqui para frente será diferente, graças aos aprendizados do 5S. "Ao terminar o Programa e ver os resultados atingidos, sentimos motivação para aplicar os princípios do Programa em outros ambientes. É uma nova visão de mundo. Agora trabalhamos em um ambiente organizado, mais ágil e seguro, e conseguimos envolver toda a família, incluindo nossos filhos, que aprenderam o conceito de organização", descreve Maristela Simioni kasper.
Benefícios
Segundo Leonardo Dornelles, gerente de Suínos e Leite, o Programa 5S representa um passo importante para alcançar o Suíno Certificado Frimesa. "A certificação é benéfica para todos: produtor, Cooperativa e consumidor. O programa é uma etapa essencial para obter a validação, por meio do habito de organização da propriedade, gerando impacto positivo na produção e remuneração dos lotes", afirma.
Toda a produção de suínos da Copacol é destinada à Central Frimesa, da qual a Cooperativa é uma das cinco integrantes. Com alto padrão de qualidade exigido pelo mercado e pelo consumidor, foi implementado o Suíno Certificado Frimesa, que assegura excelência na produção por meio de cinco pilares: rastreabilidade, segurança dos alimentos, bem-estar animal, preservação ambiental e saúde e segurança dos trabalhadores. Entre os benefícios para os produtores que são certificados estão a melhor remuneração por animal e a padronização em manejos e estrutura.
Suinocultores concluem Programa 5S para melhorias das propriedades
Compartilhar
Notícias Relacionadas
Conecta Aves aborda temas sobre biosseguridade dentro das granjas
Jovens cooperados participaram de mais uma edição do Conecta Aves no CTA (Centro de Treinamento Avícola) da Copacol. O tema foi Biosseguridade: o escudo...
Compartilhar
Jovens cooperados conhecem o CD da Penha com o Programa Conecta Peixes
Nesta edição do Conecta Peixes, 16 jovens cooperados e técnicos puderam conhecer mais sobre o trabalho realizado no CD (Centro de Distribuição) Penha,...
Compartilhar
Cooperados são capacitados no Suíno Certificado Frimesa
Os cooperados da Copacol integrados à atividade de suinocultura participaram de mais um encontro de capacitação do Suíno Certificado Frimesa. A iniciativa...