No sistema de integração da suinocultura da Copacol, o IEP é o principal indicador que avalia o desempenho dos terminadores. Neste critério o mês de julho foi de resultado recorde obtido pelo cooperado, Eduardo Vinicius Comasseto, de Formosa do Oeste, que obteve expressivos 696 pontos, o maior índice alcançado por um produtor na história da suinocultura na Cooperativa.
Recordista em pontuação, Eduardo Comasseto se sente feliz com o resultado. "Desde o alojamento já percebemos o bom potencial dos animais, fomos felizes na condução do lote, nas tomadas de decisões com os manejos, e com o apoio técnico da Cooperativa, prestado médica veterinária Izabela e a extensionista Mariana e também a ajuda da minha esposa Bruna, fomos contemplados com esse excelente resultado", conta o experiente produtor que há 23 anos atua na atividade.
Para ele a suinocultura é o esteio que sustenta a família na propriedade, e a parceria com a Copacol é a segurança que ele precisa para produzir e gerar renda no sítio. "É gratificante saber que o animal que a gente cuida aqui com tanta dedicação se transforma em alimento que vai para à mesa de outras famílias", destaca o produtor que vislumbra um resultado ainda maior no próximo lote.
O gerente da Integração suínos e Leite da Copacol, Leonardo Dornelles, parabeniza o produtor pelo resultado histórico. "Isso é fruto do manejo realizado no dia a dia pelo produtor, aliado a uma boa assistência técnica, uma ração e os leitões de excelente qualidade. Todo o resultado é feito a várias mãos, e lembrando que a Cooperativa é a base de sustentação para se alcançar uma alta performance no campo", destaca Leonardo.
Outros resultados
A suinicultora Eliana Aparecida Bianconi Obut, de Quarto Centenário, ficou em segundo lugar com 687 pontos, em terceiro, Lidia Steimbach, de Nova Aurora com 657. Também de Nova Aurora, o cooperado, José Joaquim de Souza, ficou em quarto com 653 pontos e produtor de Nova Aurora, Adolfo Steimbach, ficou em quinto lugar, com 649.
AVICULTURA
Com o expressivo IEP (Índice de Eficiência Produtiva), de 518 pontos, o cooperado de Jesuítas, Ricardo Formagio Primo, é o destaque do mês de julho na integração avícola da Copacol. O vice-campeão do mês, com 506 pontos, é o cooperado de Quarto Centenário, Mauro Euclides Carlucci e em terceiro lugar fechando o ranking dos melhores de julho, com 504 pontos, está o cooperado de Cafelândia, Rivael José Dalmagro.
A média geral do mês entre todos os produtores que entregaram frangos à Cooperativa fechou com expressivos 407 pontos.
PISCICULTURA
Na integração piscícola da Copacol, a conversão alimentar é o principal indicador para avaliar o desempenho dos produtores. Neste critério, o cooperado de Iracema do Oeste, Edson Santo Formágio, obteve a melhor conversão alimentar dos peixes no mês, 1.38Kg. A segunda melhor conversão, 1.41,1 Kg foi obtida pela produtora, Isolde Terezinha da Silva, de Nova Aurora e o cooperado Romano Czerniej, de Cafelândia ficou em terceiro com 1.41,9 Kg.
BOVINOCULTURA DE LEITE
Na Bovinocultura de Leite, a produção média por vaca é o principal critério para avaliar o desempenho de cada produtor na atividade.
O maior índice de julho, 38.12 litros, foi obtido pelo produtor, Dealmar Eckstein, de Cafelândia, Devair Costa, de Formosa do Oeste, com 37.44, Armindo Zuck, de Cafelândia 37,4, Marcio Rodrigo Gambetta, de Nova Aurora 36,6, Guilherme Arnaldo Hubner, de Nova Aurora 34,75, Anderson Hubner, também de Nova Aurora 33,75, Adeilson Bonfim dos Santos, de Formosa do Oeste, 32,55 e Flávio Tozzo, de Cafelândia, com 31,67 litros.
Melhores de julho nas integrações
Compartilhar
Notícias Relacionadas
Cooperados são capacitados no Suíno Certificado Frimesa
Os cooperados da Copacol integrados à atividade de suinocultura participaram de mais um encontro de capacitação do Suíno Certificado Frimesa. A iniciativa...
Compartilhar
Copacol inicia atividades da oitava turma do PDLF
A Copacol deu início a mais uma turma do PDLF (Programa de Desenvolvimento de Liderança Feminina), fortalecendo o protagonismo das mulheres no meio rural....
Compartilhar
Com apoio da Copacol Nova Aurora capacita 141 crianças no Proerd
Os 141 alunos que estudam nos quintos anos das escolas municipais de Nova Aurora, participaram da cerimônia de formatura no Proerd (Programa Educacional...