Os cooperados que estão participando do Projeto Experts do Agro, lançado pela Cooperativa em 2023, tiveram a oportunidade de conhecer em primeira mão os resultados da safra de milho 2025, gerados nas pesquisas do CPA (Centro de Pesquisa Agrícola). Os pesquisadores apresentaram de maneira detalhada cada etapa do cultivo, desde o preparo do solo, adubação, controle de plantas daninhas com os materiais que são adequados para cada tipo de planta, os controles com os melhores produtos para pragas (cigarrinha do milho) e doenças como a Bipolaris spp. Além de resultados de híbridos de milho em trabalhos conduzidos dentro do CPA, em Cascavel e Goioerê.
Após as apresentações, os pesquisadores promoveram um debate com os produtores, que puderam interagir com questionamentos e com isso tiveram a oportunidade de sanar as possíveis dúvidas sobre os resultados apresentados.
Emerson Galeski, de Boa Esperança, interagiu com os pesquisadores. "Eu tive a oportunidade de acompanhar o CPA desde o começo, ele tem um papel fundamental na difusão de informações técnicas de qualidade, e para nós produtores essas informações são altamente confiáveis, uma fermenta importante para a evolução da nossa produtividade e melhor aplicação das tecnologias em nossas lavouras".
Para ele, participar do Projeto com um grupo seleto de produtores que têm interesse pela tecnologia e no desenvolvimento da agricultura na região, é um privilégio, com isso tem acesso antecipado das informações atualizadas para o sistema de manejo. "Vimos hoje aqui o avanço da cultura do milho, junto com o desenvolvimento genético de novas variedades e com as tecnologias fornecidas pelo CPA, nós conseguimos uma evolução de produtividade, é o somatório de informação e genética, evitando que a gente tenha problema de pragas, doenças ou qualquer outro sistema de manejo dentro da cultura",
TROCA DE IDÉIAS
Após apresentar aos produtores, os números atuais e os materiais mais adaptados que poderão ser implantados com relação ao milho na próxima safra, a equipe de pesquisadores promoveu um debate onde cada especialista interagiu com os participantes que ficaram à vontade para fazer os questionamentos e sanar as possíveis dúvidas sobre determinado manejo, ou material a ser utilizado na sua área visando boas produtividades.
"Mostramos aqui os resultados dos nossos trabalhos que são conduzidos no milho segunda safra e que vão nortear as nossas recomendações para a próximo ciclo da cultura. A gente olha para resultados desde a fertilidade do solo, híbridos de milho, manejos de insetos, doenças, plantas daninhas, enfim tudo o que precisamos para alavancar as produtividades dos nossos cooperados, por isso o nosso objetivo é levar informações atualizadas de tudo aquilo que temos gerado de novidade dentro da pesquisa para que os produtores possam acompanhar em primeira mão e implantar em suas propriedades.
O PROJETO
O Projeto Experts do Agro tem a proposta de proporcionar ao produtor tecnologia e conhecimento técnico, teórico e prático, para garantir que a cada safra ele possa colher uma maior produtividade e obter rentabilidade com suas lavouras. Esse é dos princípios da Copacol. Ao todo 120 cooperados da região oeste e sudoeste participam do Projeto da Cooperativa que tem na produção de grãos o sustento para as atividades de diversificação, como: avicultura, suinocultura, piscicultura e bovinocultura de leite.
Experts do Agro apresenta experimentos do CPA para a cultura do milho
Compartilhar
Notícias Relacionadas
O sabor que só o campo pode oferecer na mesa da 16ª edição do Café Colonial do Grupo Feminino da Copacol tornou-se uma tradição que é um exemplo de liderança...
Compartilhar
Alunos dos quintos anos de Mariluz participaram da formatura do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), realizado pela Polícia...
Compartilhar
Cooperadas e esposas de cooperados da Frísia Cooperativa Agroindustrial participaram de atividades de intercooperação na Copacol, com o objetivo de expandir...