As oportunidades ao agronegócio estão em evidência no Copacol Agro 2025, que concentra tecnologia e conhecimento para a evolução do campo. A proposta da feira é potencializar cada propriedade incentivando a evolução das diversificações em aves, suínos, peixes e leite. O conhecimento é a base fundamental para isso acontecer, por isso, o evento deste ano destaca a “Origem da transformação que gera prosperidade”.
Paulo Herrmann, CEO da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul, com atuação há 40 anos no agronegócio, 20 deles na John Deere do Brasil, foi o palestrante do segundo dia do Copacol Agro e destacou como o produtor pode aproveitar o momento atual para alavancar resultados. “Três grandes questões que temos hoje e que devemos prestar atenção são as guerras, ataques cibernéticos e a segurança alimentar. E neste último ponto temos um papel muito importante, porque nós, como produtores de alimento, é que vamos proporcionar para as pessoas”, destaca o profissional, que destacou que os grandes mercados para onde o Brasil deve se atentar: Ásia e África. “Hoje, somente na Ásia, está 60% da população mundial: são 4,7 bilhões de pessoas que precisam se alimentar”.
Herrmann destacou que o Brasil é um produtor de proteína animal e que é exatamente disso que o mundo precisa. “Produzimos proteína: frango, suíno, peixe. O mundo cresce e precisa se alimentar e somos nós que vamos proporcionar isso. Por isso, temos um futuro brilhante”, diz. Além disso, destacou as oportunidades que existem para o Brasil. “Na Europa o maior país produtor de alimentos é a Ucrânia. Eles têm o melhor solo e eram os grandes produtores de trigo, milho e girassol, por exemplo. Mas como eles estão hoje? Estão conseguindo produzir algo na atual situação do país? É ali que devemos buscar as nossas oportunidades”.
ATRAÇÕES
No Copacol Agro estão 95 empresas expondo tudo o que há de novidade para as atividades, além de oportunidades em negócios atrativas. Nesta quarta-feira, foi realizado o Encontro Anual da Suinocultura: debate sobre desafios no setor que tornam a atividade ainda mais atrativa e com melhores resultados. A Cooperativa está com um estande especial, onde os cooperados conseguem antecipar a aquisição de insumos além de conhecer novas funcionalidades do Aplicativo Cooperado Copacol. “Esse é um grande evento preparado para capacitar nossos produtores. Tudo o que eles precisam está aqui, com excelentes condições. Além disso, o fundamental é o conhecimento. Esse é o diferencial de quem está no agronegócio. Precisamos saber como está o Brasil e o mundo para assim definirmos nossos passos e o Copacol Agro gera essa oportunidade de conhecer a fundo nosso setor”, afirma o diretor-presidente, Valter Pitol.
FAMÍLIAS NO EVENTO
O cooperado Elcio Paltanin, de Assis Chateaubriand, participou da feira com a família: a esposa Ledenice e os filhos Rafael e Johann. “Aqui aprendemos muito e sempre conhecemos as novidades do mercado quando pensamos em agricultura. Temos tudo o que precisamos em um só lugar e esse é o diferencial da nossa Cooperativa. Além disso, com a palestra do Paulo Herrmann aprendemos e entendemos mais as oportunidades que temos para seguir na produção”, afirma o produtor, cooperado há 15 anos. “O palestrante falou sobre a importância de os jovens estarem no campo e fazermos a sucessão familiar. Já está acontecendo na nossa família e isso dá um orgulho muito grande ver os filhos seguindo os nossos passos”.
ÚLTIMO DIA
Nesta quinta-feira, dia 15, o Copacol Agro recebe Kellen Severo, jornalista especialista em agro, que participa de um bate-papo sobre “Economia e agronegócio: o que vem por aí?”. As atrações dos estandes poderão ser conferidas a partir das 9h30. E às 14h30, bovinocultores de leite participam de um encontro que apresenta manejos pré e pós-parto, com o médico veterinário, Rodrigo Almeida, mestre em Melhoramento Animal e doutor em Nutrição de Ruminantes. Também haverá um encontro com avicultores para apresentação de inovações para a criação de frango de corte - maior atividade de diversificação da Copacol - com o médico veterinário especialista em avicultura industrial, André Watanabe. Uma atração especial para quem atua no setor é o estande do CTA (Centro de Treinamento Avícola), onde serão expostos resultados de trabalhos realizados na estrutura referência nacional em desenvolvimento de tecnologias avícolas. Já na agricultura, o Copacol Agro apresenta uma exposição de análises feitas pelo CPA (Centro de Pesquisa Agrícola) em variedades de híbridos de milho: os 84 hectares dedicados à performance de sementes, insumos e defensivos concentram o maior levantamento estadual voltado à cultura. Também haverá condições especiais para os cooperados na negociação de insumos e outros produtos expostos pelas Lojas Agro da Copacol.
Copacol Agro: Origem da transformação que gera prosperidade
Compartilhar
Notícias Relacionadas
Copacol Agro tem ampla participação da família cooperada no primeiro dia
O primeiro dia do Copacol Agro 2025 trouxe muita novidade e informação à toda família cooperada que esteve no CPA (Centro de Pesquisa Agrícola), em Cafelândia....
Compartilhar
Grupos Femininos participam de palestra motivacional com Dani Amaral
As mulheres integrantes dos Grupos Femininos da Copacol, participaram esta semana de um ciclo de palestras ministradas pela youtuber, Dani Amaral, que...
Compartilhar
Angelo Voltolini: obrigada por contribuir com esse legado!
Nossa trajetória é fruto da cooperação, que muito se deve a quem iniciou essa jornada. Angelo Voltolini será eternamente lembrado pela sua devoção aos...