Dedicação e compromisso diário geram bons resultados que merecem ser reconhecidos. Por isso, a Copacol apresenta e parabeniza os cooperados que se destacaram no mês de dezembro de 2024 nas atividades de aves, suínos, peixes e leite, alcançando os melhores índices zootécnicos em cada uma dessas áreas.
Na suinocultura, em que a Copacol conta com a integração de 172 produtores na terminação dos animais, a maior pontuação de IEP (Índice de Eficiência Produtiva) do período foi obtida pelo cooperado de Cafelândia, Coitinho Herdt, que obteve 670 pontos. Na segunda posição houve um empate entre os cooperados Valdoir Ariati, de Cafelândia, e Celso Domingos Casarolli, de Corbélia, com 652 pontos. Em terceiro lugar está a cooperada Keilla Josephina Nunes, de Goioerê, com 645 pontos. Na quarta colocação aparece o produtor Dilson José Hanauer, de Cafelândia, com 621 pontos. E na quinta posição está o cooperado Ivacir Cerutti, de Toledo, com 620 pontos.
Com o título de melhor suinocultor do mês de dezembro, Coitinho comemora os resultados obtidos no período. Além da melhor pontuação, o suinocultor também se destacou no crescimento diário, com 1.151 gramas, e na conversão alimentar, com 2,096 quilos. “Começamos há pouco tempo na lida com animais e buscamos aprender a cada dia. Estamos sempre em contato com a equipe técnica da Copacol para tirar dúvidas e encontrar maneiras de melhorar o manejo a cada lote. Esse reconhecimento é surpreendente e nos motiva ainda mais no manejo dos animais”, afirma o cooperado, que está na atividade há três anos e recebeu o expressivo valor de R$ 56 por cabeça de suínos.
Coitinho também destaca a importância do trabalho familiar no dia a dia. “O que faz a diferença é o amor pelo que fazemos. Minha esposa e meu filho estão ao meu lado diariamente na pocilga, e isso transforma nosso trabalho em um momento de união que reflete nos resultados”, relata o suinocultor, que trabalha em duas pocilgas, alojando 1,2 mil animais em cada uma.
AVICULTURA
Na avicultura, a Copacol conta com 760 produtores cooperados, que somam 1.241 aviários. Em dezembro, o maior IEP foi registrado pelo cooperado Lauri João Schwendler, de Cafelândia, com expressivos 513 pontos. Na segunda posição, aparece o cooperado de Nova Aurora, Reginaldo Aparecido Trevisan, com 506 pontos, seguido por Anderson Tozi Cocoletto, também de Nova Aurora, com 504 pontos. A média geral do mês entre os produtores que entregaram frangos à Copacol foi de 434 pontos.
Em conversão alimentar das aves, o destaque de dezembro foi o cooperado Silvio Marcelo Vicentin, de Nova Aurora, com 1,399 quilo. Neste critério, a média geral do mês foi de 1,613 quilo. Já o maior índice de crescimento diário ficou para o cooperado Edilson Fabris, de Jesuítas, com 84,69 gramas. A média geral do mês foi de 73,25 gramas.
PISCICULTURA
Com a participação de 276 produtores integrados, a piscicultura da Copacol é referência no Brasil e promove o desenvolvimento das famílias no campo e na cidade. Os melhores resultados do mês de dezembro foram obtidos pelos produtores: Edir Braz Fuzer, de Nova Aurora, que obteve a melhor conversão alimentar, com 1,284 quilo. O melhor crescimento diário dos peixes foi do cooperado Anselmo de Ré, do município de Cafelândia, com um resultado de 3,30 gramas, enquanto o melhor rendimento de filé foi obtido pelo cooperado Edvino Stadykoski, de Cafelândia, com 37,75%.
BOVINOCULTURA DE LEITE
Com a participação de 103 cooperados, a atividade de Bovinocultura de Leite apresenta as melhores produtividades obtidas por vaca e o maior volume mensal de leite entregue pelo produtor à Central Frimesa, cooperativa que processa toda a produção da Copacol.
Nessa atividade, os destaques foram: Guilherme Arnaldo Hubner, de Nova Aurora, que entregou no mês de dezembro à Frimesa o volume de 69.854 litros, com média de 34,24 litros produzidos por vaca; Dealmar Eckstein, de Cafelândia, com uma produção mensal de 76.677 e uma média de 32,77 por vaca; Devair Costa, de Formosa do Oeste, com uma produção de 53.566 litros, média de 32,46 litros por animal; Armindo Zuck, de Cafelândia, que teve uma produção de 77.869 litros, com média de 31,65 por vaca; Anderson Hubner, de Nova Aurora, com produção de 68.043, média de 31,50 litros por animal; Márcio Rodrigo Gambetta, de Nova Aurora, com produção de 49.037, média de 30,84 por animal; Adeilson Bonfim dos Santos, de Formosa do Oeste, com produção de 78.175, média de 28,95 litros; e Flávio Tozzo, de Cafelândia, com uma produção mensal de 65.881 litros, média por animal de 26,46 litros.
Nesta atividade, deve-se levar em consideração que o ranking que aponta os melhores do mês é avaliado pela produção por vaca e não pelo volume mensal dos cooperados.
Conheça os produtores destaques das Integrações da Copacol do mês de dezembro
Compartilhar
Notícias Relacionadas
A avicultura é uma atividade em constante evolução. Por isso, atualizações são importantes para o produtor que busca por melhores resultados. E para garantir...
Compartilhar
O novo sistema de monitoramento e automação para aquicultura da Copacol, o Tatilfish, desenvolvido pela Constel, empresa de tecnologia e inovação da Cooperativa,...
Compartilhar
O ano de 2024 está se encerrando com recordes de resultados na avicultura da Copacol. Os históricos 525 pontos de IEP (Índice de Eficiência Produtiva),...