Entender todo o processo produtivo é um diferencial para o cooperado que busca evolução na atividade e melhores resultados à campo. E foi com esse objetivo que os jovens que participam do Programa Conecta Suínos da Copacol conheceram à fundo como são realizados os processos dentro da Unidade Frigorífica da Frimesa. De ponta a ponta, eles entenderam como é realizado o abate dos animais e tiraram dúvidas do que pode causar condenações na indústria.
Gabriel Amaral tem na propriedade, em Cafelândia, duas granjas com 1,8 mil animais. Para ele, saber o que é feito após o suíno sair da propriedade é muito interessante. "Com essa explicação conseguimos ter uma noção muito melhor de como a planta frigorífica da Frimesa, em Assis Chateaubriand, funciona. Como nossos animais são encaminhados para lá, pudemos entender todo o processo e de que forma o que fazemos no campo impacta diretamente nos resultados".
A explicação para os cooperados foi feita pela médica veterinária e gerente de Suprimento Suíno da Frimesa, Luana Torres da Rocha. Ela mostrou todos os processos pelos quais os animais passam ao chegar na Unidade Frigorífica, as tecnologias e automações que o local possui. Além disso, tirou dúvidas dos jovens a respeito dos processos e sistema de abate.
De acordo com a extensionista da Copacol, Agatha Paola Prestes, o encontro é uma continuidade do que é realizado no campo. "O cooperado faz o trabalho na propriedade e para ele é um diferencial entender de que forma os manejos que realiza impactam diretamente lá na Unidade. Dessa forma, o produtor tem um conhecimento de ponta a ponta de toda a cadeia produtiva".
Outros temas abordados com os jovens neste ano no Programa Conecta Suínos foram cuidados e prevenções de animais doentes e o funcionamento das UPLs (Unidade Produtora de Leitões) da Cooperativa. Além disso, eles também realizaram uma visita técnica nas Fábricas de Rações de Suínos da Copacol.
Conecta Suínos: cooperados conhecem processo produtivo da Unidade Frigorífica Frimesa
Compartilhar
Notícias Relacionadas
Melhores de julho nas integrações
No sistema de integração da suinocultura da Copacol, o IEP é o principal indicador que avalia o desempenho dos terminadores. Neste critério o mês de julho...
Compartilhar
Copacol inicia atividades da oitava turma do PDLF
A Copacol deu início a mais uma turma do PDLF (Programa de Desenvolvimento de Liderança Feminina), fortalecendo o protagonismo das mulheres no meio rural....
Compartilhar
Com apoio da Copacol Nova Aurora capacita 141 crianças no Proerd
Os 141 alunos que estudam nos quintos anos das escolas municipais de Nova Aurora, participaram da cerimônia de formatura no Proerd (Programa Educacional...