Anualmente, a Unidade Industrial de Peixe em Nova Aurora passa por auditoria com o objetivo de validar a certificação SPS (Norma de Processamento de Frutos do Mar), que antes era denominada BAP (Boas Práticas de Aquicultura) que assegura as boas práticas em aquicultura, na unidade. Para obter o reconhecimento houve a comprovação do compromisso da empresa com o meio ambiente, a integridade social, bem-estar animal e a saúde e segurança do consumidor.
Pelo segundo ano, a auditoria aconteceu de maneira remota, através do Cisco WebEx e foi realizada pelo auditor equatoriano, Frédéric Millet, da certificadora LRQA. Ele avaliou documentos e infraestrutura da planta, coleta de amostras dos produtos armazenados e também dos efluentes.
Todo o processo de auditoria foi acompanhado pelas equipes da Gerência de Qualidade e da unidade industrial, que apresentou toda a instalação e áreas, desde a entrada até a expedição, demonstrando que a planta de processamento cumpre os regulamentos locais, nacionais e requisitos da norma auditada.
Para a gerente de qualidade da Cooperativa, Márcia Ferrari, a renovação da certificação SPS é a garantia da qualidade e segurança dos produtos. “Nosso compromisso é manter a qualidade e a segurança dos alimentos que chega até à mesa de milhares de famílias brasileiras, inclusive fora do país, já que a Copacol exporta tilápia para outros mercados. O nosso peixe é produzido de acordo com as normas de qualidade reconhecidas dentro do mercado. Todos os nossos colaboradores e cooperados são partes essenciais em todo esse processo”, enaltece Márcia.
CERTIFICAÇÕES
A Copacol possui certificação baseada nas normas ISO 9001 e BRCGS (Norma Global de Segurança dos Alimentos) para produção na Unidade Industrial de Aves Cafelândia; APPCC (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle) para produtos industrializados; SPS (Norma de Processamento de Frutos do Mar) para na Unidade Industrial em Nova Aurora; GMP+ (Good Manufacturing Practice - em Português Boas Práticas de Fabricação) na Unidade Industrial de Soja e Instrução Normativa 29, voltada para qualidade de grão armazenados em Cafelândia, Carajás, Central Santa Cruz, Formosa do Oeste, Goioerê, Jesuítas, Jotaesse, Melissa, Nova Aurora, Palmitolândia, Palmitópolis, Universo, Fábrica de Rações de Jesuítas e Unidade Industrial de Soja.
Indústria de Peixe em Nova Aurora passa por auditoria
Compartilhar
Notícias Relacionadas
Copacol marca presença na ExpoApras 2025 com apresentação de novos produtos
A Copacol marcou presença na ExpoApras 2025 (Feira e Convenção Paranaense de Supermercados), uma das feiras mais importantes do varejo brasileiro, com...
Compartilhar
Cooperados aprendem estratégias para cultura da soja durante Seminário Técnico
Com o objetivo de amentar a produtividade e rentabilidade dos cooperados a cada safra a Copacol realizou mais uma rodada dos Seminários Técnicos com os...
Compartilhar
Diretoria se reúne com Comitês Educativos para planejar ações de 2025
A Diretoria Executiva da Copacol se reuniu com os coordenadores dos Comitês Educativos e gerentes das Unidades de Grãos e Insumos para definir as ações...