Dicas

Nutricionista: Camila Fernanda Gargantini Tamane

Alimentos que hidratam no verão

O verão é uma das estações mais esperadas do ano. Com as altas temperaturas faz- se necessário um maior cuidado com a hidratação do organismo, uma vez que a perda de líquidos e sais minerais são maiores quando comparado a outras estações do ano.

Manter a hidratação é fundamental para segurar o metabolismo em ordem e também para evitar problemas como tontura e pressão e baixa.

Para evitar crises de desidratação é importante beber muita água e incluir na alimentação alimentos que possuem água em sua composição, como as frutas e legumes, como por exemplo melancia, morango, pêssego, abacaxi, melão, laranja, tangerina, pepino, abobrinha, tomate e entre outros.


O que são alimentos termogênicos?

São alimentos capazes de aumentar o gasto calórico do organismo durante a digestão e o processo metabólico. Quanto mais difícil for a digestão do alimento, maior será o seu poder termogênico.

As substâncias termogênicas contidas em certos alimentos têm a capacidade de aumentar a temperatura corporal, acelerando o metabolismo e aumentando a queima de gordura.

Uma ótima opção para perda de peso é aliar-se a estes alimentos, incluindo-os diariamente na alimentação. São eles: cafeína, chá verde, chá de hibisco, canela, gengibre, pimenta vermelha, alimentos com ômega 3, óleo de coco, vinagre de maça e água gelada.

Vale lembrar que eles sozinhos não possuem poderes mágicos, se não forem associados a atividades físicas frequentes e uma alimentação equilibrada.


Cuidados com a alimentação do idoso no verão

A população idosa deve redobrar os cuidados com a saúde na estação mais quente do ano. Alimentar-se de forma adequada, exercitar-se e ingerir líquidos em abundância são atitudes indispensáveis para resistir aos desafios da estação, mantendo uma boa qualidade de vida.

O processo de envelhecimento favorece o aparecimento de problemas como desidratação, queda de pressão, intoxicação alimentar e infecção respiratória. Na terceira idade, o mecanismo central da sede, a função renal e a composição corporal sofrem alterações. Por sentirem menos sede, os idosos esquecem de beber água e tendem a alimentar de maneira inadequada e insuficiente negligenciando os nutrientes essenciais para uma boa saúde.

Para minimizar esses problemas uma boa alimentação é fundamental:

  • Realizar três refeições principais por dia que sejam ricas em vegetais e carnes magras.
  • Realizar dois a três pequenos lanches, compostos de sucos ou frutas.
  • Beber muito liquido (água, agua de coco, sucos de frutas) mesmo sem sede, pois é fundamental para uma boa hidratação.
  • Consumir diariamente alimentos ricos em vitamina D, em fibras e cálcio: Leite e seus derivados (iogurte, queijo e manteiga), carnes magras (especialmente peixes como atum, sardinha e salmão), ovos, folhas verdes (espinafre, brócolis) e cereais.
  • Diminuir a ingestão de alimentos gordurosos, bem como abuso de condimentos, como pimenta, alho, canela e de bebidas alcoólicas e quentes, como café, chá preto e mate, visto que aumentam a sensação de calor e podem causar mal estar.
Os idosos com carências alimentares mais severas ou que não tenham fome durante os dias mais quentes devem buscar orientação de um nutricionista que a partir de uma avaliação pode indicar suplementos nutricionais.

Sucos hidratantes para o verão

Para manter uma boa hidratação do organismo devemos ingerir de 2 a 2,5 litros de líquido por dia. Essa quantidade não precisa ser somente água, mas líquidos como sucos naturais. Seguem três opções de sucos:

Suco de melancia com água de coco

Ingredientes

1 xícara (chá) de água de coco

1 fatia média de melancia

Modo de fazer

Bata os ingredientes no liquidificador, coe e sirva. Não precisa adoçar.

Suco de abacaxi com hortelã e morango

Ingredientes

3 rodelas grandes de abacaxi

6 morangos médios

1 maço de hortelã

Modo de preparo

Bata no liquidificador por aproximadamente 15 segundos, o abacaxi e a hortelã. Depois, bata separadamente o morango no liquidificador, para que ele fique líquido e em pedaços. Por fim, una o morango batido ao suco de abacaxi com hortelã. Está pronto, beba em seguida!

Melão com maracujá

Ingredientes

1 fatia de melão

1 colher (sopa) de polpa de maracujá

200 ml de água mineral

1 colher (sopa) de mel

Modo de preparo

Bata no liquidificador todos os ingredientes. Coe e está pronto.


SAC: 0800 451313
De segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 18h
Copacol - Apaixonados por sabor
Desenvolvido por BRSIS | T12