Nossa História

Fundada no dia 23 de outubro de 1963 pelo Padre Luís Luise e mais 32 agricultores imigrantes dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, a Copacol (Cooperativa Agroindustrial Consolata) surgiu com o objetivo de realizar a distribuição de energia elétrica para os seus associados. Seis anos após, em 1969, a Cooperativa foi desmembrada deste setor para atender especificadamente a agricultura, que na época se destacava na produção de feijão, arroz, milho e café.

Atividades

Agricultura

Em uma área de 160 mil hectares localizados na região Oeste e Noroeste do Estado do Paraná, os associados da Copacol cultivam soja, milho e trigo. Para atender os cooperados, a Cooperativa conta com 12 unidades de recebimento e armazenagem de grãos.

Avicultura

Em 1982, sentindo a necessidade de oportunizar aos seus associados uma alternativa a mais de renda, a Copacol foi pioneira e implantou o sistema integrado de avicultura. No começo eram abatidas por mês menos do que hoje a Cooperativa abate em apenas um dia. Atualmente a Copacol abate 340 mil aves ao dia no Abatedouro de Aves em Cafelândia e 180 mil aves ao dia no Abatedouro de Aves da Cooperativa Central Unitá, que foi fundada em parceria com a Cooperativa Coagru, em Ubiratã - PR.

Suinocultura e Bovinocultura de Leite

Ainda na década de 1980, a Copacol se tornou sócia da Cooperativa Central Frimesa, o que possibilitou aos produtores mais uma opção de diversificação em suas propriedades, através do sistema integrado de suinocultura e de bovinocultura de leite.

Piscicultura

Evidenciando mais uma vez o seu pioneirismo, em 2008 a Copacol investiu em um dos maiores complexos integrados de peixes do País, instalado no Município de Nova Aurora. O constante crescimento da atividade demonstra a satisfação da Copacol e dos produtores com o negócio que agrega bons resultados para toda a cadeia produtiva e fortalece a Cooperativa. São abatidas hoje 75 mil cabeças de tilápia por dia.

Qualidade

Prezando pela segurança alimentar dos produtos que comercializa, respeitando as culturas e valorizando a qualidade de vida das pessoas, a Copacol comercializa há 30 anos seus produtos no mercado interno e externo, atuando em cinco continentes. Para tanto, a Cooperativa conta com importantes certificações de qualidade, como ISO 9001, BRC- Produtos Alimentícios e APPCC/HACCP- Analise de Perigos e Pontos Críticos de Controle, que certificam a Copacol não apenas como uma indústria apta a produzir alimentos, mas como uma empresa especializada e segura para atender demandas do mundo inteiro, incluindo os mercados mais exigentes como o da Europa e da Ásia.

A Copacol recebeu a certificação de qualidade BRC Food, com "Grade AA", conquistando a nota máxima da avaliação. Considerada a maior nota dentro da nova versão da norma BRC Food com mais de 300 requisitos, a Copacol também está entre as melhores empresas do Brasil no quesito qualidade e segurança de alimentos.


Baixe a Política e Objetivos da Qualidade

Faturamento

A Copacol registrou um crescimento de 8,48% com um faturamento de R$ 3,253 bilhões em 2016, comparado ao ano anterior. Com o resultado alcançado, foi possível repassar para os associados mais de R$ 38,1 milhões em sobras.

Quadro Social

Comitês Educativos

Os Comitês Educativos são órgãos auxiliares da Diretoria Executiva com a função de incentivar a participação, manifestar opiniões, pareceres e pensamentos dos associados buscando soluções conjuntas e informações sobre serviços, ações, diretrizes e decisões dos dirigentes.
COMITÊS EDUCATIVOS

Grupos Femininos

Com o objetivo de integrar a mulher nas atividades da Cooperativa e da comunidade, a Copacol promove cursos, palestras e atividades que visam oportunizar o desenvolvimento pessoal e empreendedor da mulher, através do programa de formação dos Grupos Femininos Copacol, iniciado em 2001.
Grupos Femininos

Grupo de Jovens

Jovens filhos de associados participam de cursos e treinamentos nos mais variados temas, que são promovidos pela Cooperativa, com o objetivo de preparar o jovem para atuar como cooperado, dentro de um processo de formação que oportunize sua integração não apenas na Copacol, como também na sociedade.
Grupo de Jovens

Cooperjunior

Desenvolvido com filhos de associados, com idade de 8 a 13 anos, o programa visa difundir a cultura cooperativista entre as novas gerações. Fortalecer vínculos com a família cooperada e promover a cidadania fazem parte dos objetivos do projeto.
Coperjunior
SAC: 0800 451313
De segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 18h
Copacol - Apaixonados por sabor
Desenvolvido por BRSIS | T12