Portal do Agronegócio

11/03/2024
Avicultores participam de treinamento sobre Programação em Painel Controlador

Avicultores participam de treinamento sobre Programação em Painel Controlador
Avicultores e granjeiros participaram de um treinamento ofertado pela Copacol, realizado no CTA (Centro de Treinamento Avícola), sobre Programação em Painel Controlador Smaai Inobram. Durante dois dias os produtores aprenderam na teoria e prática sobre as funcionalidades e programação do equipamento.

Com a evolução constante da automação na avicultura, entender o correto funcionamento das tecnologias disponíveis no mercado faz a diferença no resultado de cada lote. A cooperada Aline Silvestro, de Cafelândia, trabalha com a família cuidando de dois aviários. Com o curso ela aprendeu funcionalidades do painel controlador que não sabia. “Achei muito interessante tudo o que vimos. Agora o que aprendi posso aplicar nos nossos aviários para conseguir avançar na atividade. O painel é muito inteligente, mas se programarmos errado ele não funciona da forma que queremos, então aprender exatamente quais são as funções e de que forma podemos programar é essencial”.

O cooperado de Jotaesse, Tupãssi, Sander Pereira Carmo, começou a trabalhar há pouco tempo na avicultura com a família. “Meu pai sempre trabalhou nos aviários, mas agora ele se dedica a outras atividades e então eu comecei a ajudar na atividade. E esse curso foi essencial, porque eu não sabia como o painel funcionava e agora eu posso auxiliar muito mais. É uma experiência muito boa e é sempre importante aprendermos algo novo que pode nos ajudar a conquistar melhores resultados”.

Aprendizado constante

Essa é a sexta turma que se forma no CTA no curso de programação de painel controlador. “Temos essa ferramenta que é importante para o bom funcionamento do aviário, que controla fatores importantes, como a ambiência, ventilação, resfriamento e automação. Mas, para que ele funcione da forma desejada o produtor precisa saber operar ele, saber quais são as programações corretas para que o painel trabalhe para o avicultor e não ao contrário. Assim, esse curso vem ao encontro das necessidades do produtor, para que ele de para a aves as condições necessárias para ela crescer e ter uma melhor qualidade a cada lote”, destaca o supervisor do CTA, André Watanabe.

Os cursos realizados no Centro são uma parceria com o Senar-PR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). “Hoje em dia os aviários são muito tecnificados e isso exige que o produtor tenha controle eficiente da ambiência do galpão. Assim, os painéis vêm para auxiliar nesse trabalho, oferecendo diferentes funcionalidades que é preciso ter conhecimento. Isso também auxilia o produtor a não precisar ter todas as funções no modo manual. Então se ele tem um equipamento moderno como esse é importante que saiba regular dentro das necessidades do aviário dele”, comenta o instrutor do curso, Jeferson Polasso.

Novas oportunidades

O CTA está ainda com inscrições abertas para o Curso de Programação em Painel Controlador Plasson AC2000 e Active que será realizado na próxima semana, entre 18 e 20 de março. Os temas abordados serão manejos e ambiência, equipamentos e estrutura, novas tecnologias e programação.

O instrutor será Jeferson Polasso, que é técnico em Agropecuária, formado em Ciências Biológicas, com 16 anos de atuação como extensionista de Ambiência e em Avicultura de Corte.

Os interessados podem entrar em contato pelo telefone WhatsApp (45) 9-9923-0035.