Portal do Agronegócio

29/02/2024
Coordenadoras dos Grupos Femininos têm encontro com Diretoria Executiva

Coordenadoras dos Grupos Femininos têm encontro com Diretoria Executiva
As novas coordenadoras dos Grupos Femininos da Copacol, que foram eleitas para o exercício de 2024 na última semana, tiveram um café da manhã especial com a Diretoria Executiva da Cooperativa. No encontro, elas puderam falar sobre as atividades de cada um dos 21 grupos e das expectativas para este ano.

Mais de 900 mulheres, entre esposas e filhas de cooperados, além de cooperadas, participam dos Grupos Femininos da Copacol. As coordenadoras lideram as atividades que são desenvolvidas por cada um dos grupos. “A mulher é parte integrante da família cooperada, que é a base da Cooperativa. E a Copacol é formada por famílias que tem objetivos de desenvolvimento e crescimento. Vendo os Grupos Femininos integrados e entusiasmados é uma grande satisfação para nós, porque o trabalho desenvolvido por cada uma delas traz o desenvolvimento pessoal, mas também o fortalecimento da nossa Cooperativa”, destaca o diretor-presidente, Valter Pitol.

A cooperada Paula Mariussi, de Jotaesse, Tupãssi, está a frente do Grupo Feminino pela primeira vez. “É um aprendizado diário. Juntas conseguimos evoluir e sermos melhores para a nossa família, comunidade e também para a Cooperativa. Espero cooperar com as demais integrantes do grupo para fazermos juntas nesse ano um trabalho exemplar”.

Representatividade

Para a coordenadora do grupo do Carajá, em Jesuítas, Simoni Tonelli, a participação efetiva da mulher nas atividades da Cooperativa, pelos Grupos Femininos, é essencial para o crescimento de todos. “É grandioso poder fazer parte e representar essas mulheres. Temos momentos de muito aprendizado, desafios e conhecimento”, diz.

Simoni ainda tem outro papel especial: é a representante da Copacol no Comitê Estadual Feminino do Sistema Ocepar: Elas pelo Coop no Paraná. “Representar a Cooperativa é muito especial, além de uma grande responsabilidade. Mas, mais do que isso, é uma oportunidade para mostrar para as mulheres de outras cooperativas como a Copacol é diferenciada e importante para a nossa região em todas as atividades onde está envolvida”.

Desenvolvimento

Os Grupos Femininos da Copacol completaram 22 anos: mais de duas décadas de aprendizados e participação nas atividades da Cooperativa. Para se desenvolver, elas participam de treinamentos, imersões e cursos. “Nosso Grupo Feminino é formado por mulheres determinadas e que participam ativamente das atividades da Cooperativa. Esse café da manhã foi a primeira atividade das novas coordenadoras, que já estão planejando as atividades que serão desenvolvidas ao longo de todo o ano”, comenta a assessora de Cooperativismo, Elizete Lunelli Dal Molin.