Portal do Agronegócio

09/02/2024
Experts do Agro: cooperados realizam tour técnico no CPA

Experts do Agro: cooperados realizam tour técnico no CPA
Os cooperados que participam do Programa Experts do Agro realizaram a primeira atividade: um tour técnico no CPA (Centro de Pesquisa Agrícola) para conhecer as cultivares e manejos realizados na cultura da soja. O objetivo é demonstrar os resultados das pesquisas que estão sendo desenvolvidas no Centro e de que forma a aplicabilidade das recomendações técnicas se compartam na lavoura.

O cooperado Felipe Krohling, de Corbélia, planta, junto com os irmãos e o pai, 500 alqueires. Todo o conhecimento adquirido nessa primeira atividade já permitiu um novo olhar sobre os manejos a serem feitos na propriedade. “É muito interessante termos essa oportunidade de virmos até o CPA e vermos na prática os estudos que são desenvolvidos aqui. Conseguimos ter uma noção muito maior de como cada manejo se comporta em cada cultura e sobre a aplicação de fungicidas. Tudo isso nos impulsiona a sermos cada vez melhores e buscar por melhores produtividades”.

O encontro com os produtores foi realizado com uma turma no período da manhã e com outra turma a tarde. Com diferentes amostras ao longo de todo o campo experimental, os produtores puderam ver o comportamento de cada cultura a diferentes manejos e quantias de aplicação de fungicidas contra pragas e doenças.

De acordo com o gerente técnico da Copacol, João Maurício Roy, o encontro faz parte de uma série de atividades que serão desenvolvidas com os cooperados do programa. “Esses produtores têm o desafio de promover as melhores práticas de manejo na propriedade e muitas delas são recomendadas pelo CPA. Então nesse tour eles têm a oportunidade de ver diferentes trabalhos feitos ao longo dessa safra, principalmente da cultura da soja, e aplicar o que foi aprendido na própria propriedade. E esse é o nosso objetivo, levar informação técnica e de qualidade para os nossos cooperados para que a cada safra eles alcancem melhores produtividades e rentabilidades”.

Ao longo dos próximos dois anos os cooperados que fazem parte do Experts do Agro participarão de seminários e capacitações para aprenderem as melhores práticas de manejo e replicar o conteúdo aprendido nas propriedades e com os demais cooperados.