Portal do Agronegócio

18/08/2017
Dia Nacional do Campo Limpo: Cooperados da Copacol fazem a sua parte

Dia Nacional do Campo Limpo: Cooperados da Copacol fazem a sua parte
O dia 18 de agosto é marcado no calendário brasileiro como o Dia Nacional do Campo Limpo, instituído pelo INPEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias) e conta com a participação de todas as Centrais de recebimentos do Brasil. Todas com a mesma finalidade que é a recolha de embalagens de defensivos.

Já em nível de região, as associações regionais estão promovendo nesta sexta-feira dia 18 diversas atividades especiais em alusão a data, uma vez que a proposta é conscientizar as pessoas e os órgãos que atuam no dia a dia com esses produtos (defensivos agrícolas) sobre as práticas voltadas para a educação ambiental e pelo desenvolvimento sustentável da agricultura.

A Copacol é associada a ADDAV (Associação dos Distribuidores de Defensivos Agrícolas e Veterinários) e a ARDEFA, além da ADIAVAPI (Associação dos Distribuidores de Insumos Agrícola do Vale do Piquiri) e a AGRA (Associação Goioerense dos Revendedores de Agrotóxicos) e todas com a mesma finalidade que é a recolha de embalagens de defensivos.

Com relação a ARDEFA, a associação agrega 25 municípios da região oeste. Como parceira das referidas Associações, a Copacol está presente no evento alusivo à data que está sendo realizado nesta sexta-feira na cidade de Palotina.

A ARDEFA é a maior central do Brasil em área construída e a maior do Paraná em destinação de embalagens pelo quinto ano consecutivo. Possui Recebimento Itinerante com duas equipes, possibilitando atender os agricultores em dois locais diferentes no mesmo dia, além do recebimento diário na Central. Até o momento já recebeu e destinou mais de 42 milhões de embalagens conforme determina a lei.

A Copacol faz a sua parte e cumpre o que determina a lei, atua no dia a dia junto aos seus cooperados quanto ao uso correto dos defensivos aplicados a campo, mas acima de tudo ao correto descarte das embalagens, uma vez que ações como estas contribuem significativamente com o meio ambiente e com a qualidade de vida das pessoas.

De acordo com o gerente de Insumos da Copacol, Ramiro Marcelo Debortoli Criveletto, que também atua com na diretoria da ARDEFA, o objetivo com as atividades desenvolvidas nesta data é comemorar os excelentes resultados alcançados pelo programa brasileiro de destinação de embalagens vazias, que é referência mundial ao destinar de forma ambientalmente correta as embalagens colocados no mercado.

Segundo ele, isso só é possível isso graças ao envolvimento de cada uma das partes da cadeia como: Agricultores, indústria fabricante, canais de distribuição e poder público.