Portal do Agronegócio

25/09/2014
Temporal danifica aviários em Cafelândia

Temporal danifica aviários em Cafelândia
Apesar da semana ter começado com sol, o que possibilitou aos produtores início do plantio da soja na região, a chuva voltou na manhã de quarta-feira, dia 24. O tempo amanheceu fechado e chuvoso, inclusive com registro de ventos fortes acima de 80 Km/h, o que causou estragos em alguns municípios, principalmente em Cafelândia, onde houve queda de torres de transmissão de energia e destelhamento de alguns aviários.

O dano maior foi sentido pelo associado da Copacol Aquilino Viel, que teve seu aviário de 105 metros todo destruído pela força do vento. No galpão estavam alojados 15 mil pintainhos com idade de 12 dias. Após o sinistro as equipes de apanha da Copacol fizeram a remoção das aves que foram realojadas em aviários vizinhos.

Também foram registrados estragos nos aviários dos produtores Sadi Paini do distrito da Penha, Município de Corbélia, Augustinho Tenfen, comunidade São Valentim, Cafelândia e Daiana Luana Viel, na comunidade Santa Luzia. Ao todo os prejuízos estimados chegam próximo aos R$ 500 mil.

Todos os aviários que foram danificados pelo vendaval têm apólice coletiva de seguros Copacol e serão avaliados para posterior cobertura, o que amenizará os prejuízos aos produtores.

”É nesta hora que se observa a importância do seguro, que é um dos intens incluídos na integração e oferece ao produtor cobertura em caso de sinistro. Os estragos serão avaliados e os produtores que tiveram seus aviários danificados terão os prejuízos amenizados pela apólice coletiva de seguros Copacol Copacol”, diz o médico veterinário Leonardo Dornelles.

Assessoria de Imprensa
Valdeci Xavier