Portal do Agronegócio

23/09/2014
Começa a semeadura da soja na região da Cooperativa

Começa a semeadura da soja na região da Cooperativa
Com previsão de safra recorde e com maior volume de área a ser semeada, os produtores cooperados da Copacol já estão a campo realizando a semeadura da soja, que nesta safra vão plantar aproximadamente 118 mil hectares do grão.

A chuva do último final de semana trouxe a umidade necessária para germinação das sementes, e os produtores intensificaram a semeadura.

O produtor João Marcos de Souza de IV Centenário, que com os irmãos cultiva 800 alqueires, já está com as máquinas a campo fazendo a semeadura.

Segundo ele, diante do correto manejo de solo e ervas daninhas, além da previsão de boas condições climáticas durante o ciclo da cultura, a expectativa é de uma boa produtividade. “O preço que não atravessa um bom momento, mas antes temos que fazer a nossa parte que é produzir, depois esperar que o mercado nos recompense com preços justos por aquilo que fizemos”, diz o sojicultor.

De acordo com o engenheiro agrônomo Fernando Fávero, com aumento na área de cultivo, tem se a expectativa de uma grande safra e diante da proposta do Projeto 160/2015, espera-se que a média de produção possa passar dos 160 sacas por alqueire, que se confirmar, será uma produção recorde na área de atuação da Cooperativa.

Fernando alerta aos produtores para que fiquem atentos as previsões climáticas de curto período para aproveitar o melhor momento para efetuar a semeadura. “Temos uma previsão de grandes volumes de chuvas para os próximos dias, que pode causar problemas na emergência da soja. A época ideal de semeadura para os cultivares que temos, será no início de outubro, por isso não há motivação de preocupação, temos ainda alguns dias para fazer a semeadura”, explica o agrônomo.

Assessoria de Imprensa
Valdeci Xavier