Portal do Agronegócio

19/09/2014
Melhoramento genético na piscicultura da Cooperativa

Melhoramento genético na piscicultura da Cooperativa
Com a proposta de promover o melhoramento genético das tilápias que passam pelo processo de terminação nas propriedades dos produtores integrados, a Copacol por meio do Departamento de Piscicultura adquiriu recentemente um lote de 800 tilápias vindas de Mostardas-RS.

Destas, 500 são machos e 300 fêmeas. O lote adquirido faz parte de um processo de renovação que a Cooperativa vai promover na produção de alevinos que serão produzidos na UPA (Unidade de Produção de Alevinos), que está em processo adiantado de construção em Nova Aurora.

Alojadas em gaiolas identificadas, as tilápias que irão procriar as matrizes são chamadas de avós dos alevinos que serão terminados nas propriedades. Pesando em torno de 80 e 100 gramas, cada uma delas receberá um chip que facilitará a coleta de material para análise de DNA.

“Este grupo de matrizes faz parte do banco genético, e deles iremos formar diversos casais de avós que vão fazer parte do processo de seleção e melhoramento genético, para formação de matrizes, machos e fêmeas para reprodução”, diz a coordenadora de produção alevinos Ivete Braun.

Segundo ela, com variedade genética que através da analises de DNA, chipagem, programas de seleção e consultoria, busca-se ganhos genéticos em várias características da tilápia, desde a produção de um alevino mais saudável, uniforme, até uma tilápia adulta pronta para o abate com ganhos em rendimento de filé, ganho de peso, entre outros. “Nos próximos dias iremos receber mais animais vindo de outros lugares, para compor o banco genético e torná-lo mais rico em características genéticas”, explica Ivete.

O diretor presidente Valter Pitol, diz que a UPA apesar de ainda não estar concluída, já recebe o primeiro lote de tilápias e tem por finalidade promover o melhoramento genético que vai dar suporte a toda integração de piscicultura. “A estrutura vai nos possibilitar o domínio de toda a cadeia da piscicultura, ou seja, todo o ciclo, desde a genética até entrega ao produtor”, conclui Pitol.

Assessoria de Imprensa
Valdeci Xavier